sábado, 23 de abril de 2011

Roupas e tênis adequados

Para se praticar qualquer atividade física seja na academia, ou ao ar livre, é necessário se vestir adequadamente dentro das estações do ano. Recomenda-se roupas leves, de tecidos sintéticos que isolam a umidade da pele e secam com mais rapidez, regatas, shorts, leggaes, bermudas, camisetas, tops, entre outros.
É importante também escolher um calçado confortável, que caiba adequadamente em seus pés. O tênis é o mais indicado para atividades físicas de academia. Se você está tendo perda de equilíbrio, torce o tornozelo ou sente dores nas costas, calcanhar com frequência, durante uma atividade física, é sinal que está precisando de tênis novos. A vida útil de um tênis de quem faz exercícios periodicamente é de 06 meses, com o tempo a sola e os reforços laterias se desgastam e eles perdem sua capacidade de amortecer o impacto, deixando o corpo vulnerável às lesões. Lembre-se: nem sempre é necessário furar o tênis para aposentá-lo.

Atividades Físicas - uma droga poderosa!!!

Porque uma semana de atividades físicas é capaz de neutralizar seu estresse?
A resposta está diretamente ligada a uma substância chamada endorfina. As atividades físicas tem o mesmo efeito similar a uma droga poderosa sobre o nosso estado emocional. Endorfina quer dizer "morfina" interna.
As mudanças psicológicas ocorridas no corpo, particularmente no cérebro, podem nos fazer sentir eufóricos quando nos exercitamos ou ansiosos deprimidos, quando somos sedentários. 
Entretanto, ela não é a única responsável , há outros quatro fatores: aumento da temperatura corporal (dando uma sensação de relaxamento), monoaminas ( neurotransmissores que representam entusiasmo, dinamismo, estímulos aos músculos...), mudanças na própria camada exterior do cérebro (que refletem a sensação de bem-estar) e a liberação de hormônios (que aumentam o ritmo respiratório). Porém esses fatores não diminuem o papel da endorfina no organismo, além dela lhe trazer alegria durante a atividade física, também regula a pressão sanguínea e podem ter um efeito no apetite e no hábito de comer.

"Os exercícios podem produzir remédios internos e naturais contra a depressão"(CASTRO, 1999, p. 28, grifo do autor)

Após algumas semanas de prática de atividades físicas as melhoras psicológicas são aparentemente perceptíveis., alívio da ansiedade, relaxamento, auto-estima ampliada. Diante dessas reações, mesmo pessoas sofrendo de depressão clínica, levaram alguns especialistas a chamarem as atividades físicas de "anti-depressivos da natureza". Porém as atividades físicas em excesso, são como uma overdose no organismo, levando a resultados adversos.
Se todos aderissem a rotina de se exercitar, certamente, haveria menos estresse, riscos de doenças cardíacas, osteoporose, depressão e outras.
(CASTRO, 1999)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CUIDADOS AO PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS

A atividade física regular é divertida e saudável, e um número cada vez maior de pessoas está começando a se tornar mais ativo a cada dia. Entretanto, deve-se tomar certos cuidados ao se exercitar, você não apenas evitará problemas, mais também se exercitará com mais eficácia. 
A primeira delas é essencial: procurar um médico antes de começar qualquer atividade física, fazendo os exames solicitados.
Beba bastante líquido, em especial na prática de exercícios aeróbicos, é prudente beber algum líquido antes de começar e manter uma bebida ao alcance da mão para que você não tenha que sair do local dos exercícios se sentir sede. O que beber? Água é excelente, mas caso não lhe agrade, você pode beber uma bebiba própria para atividades esportivas, no entanto, isso não é necessário.
Exercite-se entre as refeições, o ideal é que você não esteja nem faminta nem cheia demais quando fazer os exercícios, se você estiver com muita fome, pode ficar tonta e se for logo após uma refeição pesada, grande parte do sangue vai para o aparelho digestivo, melhor aguardar uma ou duas horas para começar.
Comece sempre com um aquecimento, para adequar seu organismo para um esforço mais intenso, evitando assim súbitas alterações fisiológicas.
Mantenha sempre uma boa postura, a medida que você for aprendendo cada exercício, faça o possível para que sua postura corresponda com a execução correta, ajudando assim, a evitar a tensão e distensão muscular.
Respire sempre, você talvez pense que não precisa que a lembrem de respirar, mas, acredite, a maioria das pessoas esquece de respirar.
Tire o dia de folga se estiver cansada demais ou não estiver se sentindo bem, você não vai perder nada se deixar de fazer execícios de vez em quando; e nada vai ganhar quando estiver exausta ou doente e impossibilitada de ter seu melhor desempenho.
(NELSON; WERNICK, 1997)

sábado, 16 de abril de 2011

Uma aula de Step - Análise

Em 12 e 13 de abril de 2011, analisamos uma aula de Step de 30 minutos, com aproximadamente uns 20 alunos, sendo a grande maioria do sexo feminino e idades variadas. A profissional de Educação Física A.W. inicia a aula com um aquecimento de 5 a 7 minutos com alongamento dos membros inferiores e movimentos da coreografia no solo e no equipamento Step. Após, parte para a aula principal de aproximadamente 20 minutos com coreografias diversas e ritmos diferentes, por volta dos 15 minutos de aula ocorre uma pausa para tomar água e troca de músicas, não superior a 1 minuto e volta-se a aula principal novamente. A aula termina com diminuíção do ritmo no equipamento uns 3 minutos e encerra-se com 2 minutos de alongamento total (membros superiores, inferiores, tronco).
Uma aula animada, estimulada, com variações de movimentos lentos e rápidos, com algumas dificuldades de desenvolver passos (coreografia), até porque sempre possui alunos novos para adaptação. Observar  mais cuidado com os alunos novos.
Desenvolvimento das capacidades físicas: coordenação, ritmos, agilidade, resistência aeróbica, equilíbrio.

Através de 05 questões repassadas a 11 alunos e respondidas por 8 alunos desse grupo do Step, temos a conclusão que 75% dos alunos tiveram benefícios praticando o step, em especial aumento da resistência; estão fazendo essa atividade física por estética e saúde; que 88% aprovam o método de ensino da professora de Educação Física A.W., recebendo uma nota 9,25 para sua aula, e em relação as melhorias necessárias na aula de Step: nos ritmos (músicas) e no ambiente físico (sala de aula).

STEP

É uma atividade aeróbica, que visa coordenação motora fina dos membros inferiores, ritmo, noção espaço temporal, agilidade, lateralidade, raciocínio, utilizando buscar todas as dimensões do step.
Além do exercício físico proposto, busca a parte de socialização entre alunos através de movimentos em duplas ou em grupos com formato de círculo, quadrado, troca de lugares, entre outras atividades para tornar mais lúdico e prazeroso sua prática.
 (A.W. - professora Step)


Estimula a coordenação motora e parte do princípio do subir escadas. Melhora o condicionamento cardiovascular, reforça os membros inferiores e contribui no emagrecimento. 



Elementos positivos e negativos num Professor de Educação Física

O papel do Professor de Educação Física é apresentar o mundo científico do treinamento físico, com o objetivo da melhora da aptidão física e performance, seguindo seus princípios e definições de forma segura e continuada. É o treinador exigente. Porém, não podemos esquecer que o professor de educação física é também um educador humano. Assim, é o profissional de apoio básico para pessoas que queiram aumentar a sua atividade física, melhorar a aptidão física ou ambas.
O Professor de Educação Física deve mostrar em sua própria atuação os seguintes elementos positivos:
- Atitude correta    - Energia, muita energia    - Alegria "cara morta, mata a turma"
- Uma voz estimulante, potente   - Apresentar-se bem uniformizado    - Variar métodos de aula ou ensino
- Estimular, por todos os meios, o trabalho da turma ou aluno   - Selecionar músicas habilmente
- Sempre que possível, preparar antes a aula    - Adaptar habilmente o conjunto de exercícios
- Proporcionar a turma ou ao aluno boa dose de exercícios simples e benéficos
Lembre-se a atuação da turma ou aluno será um reflexo fiel da habilidade do professor de educação física que a dirigiu. É responsabilidade dele orientar bem a turma ou o aluno.
Elementos negativos:
- Pouco entusiasmo      - Atitude má e cansada, falhas na execução
- Voz baixa e pouco estimulante      - Falta de cuidados ao aluno novo
- Ritmos inadequados aos exercícios   - Cara muito séria e imposição ao respeito
- Falta de novidades, variedades nos exercícios    - Falta de indicações para corrigir os alunos
- Não adaptar os exercícios as idades
( MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, 1965)

"O professor de Educação Física não precisa ser um modelo talhado em músculos; ao contrário, alguém que esteja familiarizado com as necessidades específicas do aluno. Este deve dar aulas dinâmicas, apresentar resultados positivos e acima de tudo, se preocupar com a saúde e bem estar do treinando".     ( CASTRO, 1999, p.104)

domingo, 10 de abril de 2011

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES FÍSICAS DE ACADEMIA

Não deixe que o tempo se encarregue de levar seu bem mais precioso - a saúde. Tanto a dona de casa atarefada, quanto a executiva que passa a maior parte de seu dia no escritório podem incluir alguma atividade física em sua rotina. 
Segue algumas atividades físicas que fazem parte das modalidades de Academia, em breve trataremos mais afundo algumas dessas modalidades.
- Alongamento
- Body Attack
- Body Balance 
- Body Combat
- Body Pump
- Ginástica Localizada
- Hidroginástica
- Jazz
- Jiu - Jitsu
- Jump
- Karatê
- Muay thai
- Musculação
- Natação
- Pilates
- RPM
- Step
- Yoga, dentre inúmeras outras.

sábado, 9 de abril de 2011

COMO ESCOLHER A MELHOR ACADEMIA?

      Não existe a melhor academia, pois todas estão em constante transformação. Não pense que as academias são apenas freqüentadas por homens torneados e gigantes, e por mulheres com corpo perfeito e com roupas coladas. Na última década encontramos nas academias pessoas de todos os tipos físicos, desde jovens musculosos a idosos, pessoas obesas e com doenças cardiorespiratórias, etc.
      Para encontrar uma academia que lhe estimule a continuar se exercitando, comece relacionando as mais próximas de sua residência, ou de seu trabalho; em seguida telefone e veja horários, valores, anote as mais favoráveis a você e programe uma visita para ver as acomodações, os aparelhos, os vestiários; como está a limpeza das salas de exercícios e equipamentos, se tudo está em boas condições de uso.
Observe também os instrutores, se há pelo menos um em cada sala de exercícios, se estão atentos aos alunos, se os equipamentos estão disponíveis ou precise ficar esperando entre um exercício e outro. Se você sentiria prazer em ir a esse lugar, em malhar uma ou mais vezes na semana com essas pessoas.

PORQUE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS EM UMA ACADEMIA

Eis alguns pontos relevantes:
 - Você nunca estará sozinha: outras pessoas além de lhe proporcionar companhia, trocam experiências, conselhos, estimulam você a não desistir, forma-se novas amizades.
 - Você sempre terá alguém para instruir: os instrutores além de ensinarem os movimentos, aperfeiçoaram seus exercícios e ajudaram você a superar dificuldades que possam surgir.
 - Você terá inúmeros equipamentos para os exercícios: além dos tradicionais aparelhos de musculação e equipamentos de ginástica localizada e aeróbicos, você terá sempre novidades para não desistir da sua atividade física.

 - Você poderá ter outros serviços adicionais: como acompanhamento nutricional, massagem, personal trainers, suplementos, roupas de ginástica, etc.

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

      Sabemos que são inúmeros benefícios que a prática de alguma atividade física traz ao ser humano. Porém reforçaremos isso; substitui gordura por músculo, reverte a perda de massa óssea, aumenta a força e a energia, melhora o equilíbrio e a flexibilidade, entre outros.
1. Fortalecendo os músculos
Mais músculo significa menos gordura. As pessoas que praticam qualquer tipo de levantamento de peso, em especial a musculação, constata-se que o peso não diminui e em alguns casos até aumenta, porém elas estão mais magras, a gordura do corpo se torna em músculos.
2. Desenvolvem a massa óssea
O impacto físico estimula a formação dos ossos. É por isso que caminhar é melhor do que nadar, quando você flutua na água, você mal toca o chão, mais quando você caminha, está em contato com o solo. O atrito dos músculos com os ossos funciona da mesma maneira. Previnindo assim a osteoporose, que não é nada menos que a perda de massa óssea.
3. Mantendo o equilíbrio 
Sabemos que as pessoas fisicamente ativas geralmente caem menos, e que caminhar e praticar atividades aeróbicas melhoram a coordenação e mantêm o equilíbrio. O Ioga, o Tai Chi e atividades semelhantes melhoram tanto o equilíbrio quanto a coordenação, a postura e a flexibilidade.  
(NELSON; WERNICK, 1997)

PORQUE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS

          Todos nos esforçamos para fazer mudanças positivas nas nossas vidas - seja parar de fumar, conservar a escrivaninha arrumada ou começar a fazer atividades físicas. Durante este processo, descobrimos que modificar o comportamento representa um grande desafio. Nota-se que algumas pessoas passaram por certos estágios: os que tem vontade de fazer mais não acham necessários; não sabe por onde começar; já pensa a respeito e está tomando medidas concretas para se preparar; está no progresso, gostando dos exercícios e constatando benefícios; se tornou um hábito que não pensaria em romper. Para outras o caminho é mais acidentado; suas esperanças não se traduzem tão rápido em ação, neste caso recorra as suas motivações, veja as razões pelas quais quer se exercitar; expanda seus pensamentos entre o gosto pela atividade, os benefícios para a sua saúde e para o preparo físico, as melhoras na aparência e auto-estima, oportunidades de conhecer pessoas e fazer novos amigos, conhecer um grande amor, entre muitos outros.
          Muitas pessoas são ocupadas demais e não possuem tempo para fazer; procure levantar-se dois dias mais cedo, examine atentamente sua programação e encontrará alguma coisa menos prioritária que possa ser cortada, exercite-se na hora do almoço. Ou estou cansada demais, sou preguiçosa e não tenho energia suficiente; se começar acabará tendo mais energia, afaste a atenção de como está cansada e concentre-se de maneira positiva nos benefícios que obterá nas atividades físicas. (NELSON; WERNICK, 1997)