domingo, 26 de junho de 2011

As atividades físicas recomendados para Gestantes

As atividades físicas mais recomendados para as gestantes: caminhada sem muito esforço físico (excelente); natação (melhor escolha, pois livra o peso do corpo); corrida (sem esforço ou distância exagerados, desde que a mulher tenha costume de praticar esta atividade); bicicleta ergométrica (devido à gestação alterar o centro de gravidade, prejudicando o equilíbrio); alongamento (especificar alongamentos para os grupos musculares que se encurtam durante a gravidez); relaxamento; yoga; pilates (deve ser muito bem adaptado para não oferecer riscos); flexibilidade (não utilizar métodos de contrações isométricas); hidroginástica (tão indicada, reduz edemas, sem impactos, relaxa e há uma melhor dissipação do calor); musculação (ótimo exercício, individualizado, é necessário ser com um bom conhecedor sobre as alterações sistêmicas durante a gravidez para poder prescrever musculação para grávidas, e não somente entender de musculação); ginástica aeróbica de baixo impacto (pode ser realizado com as devidas precauções evitando exercícios de super extensão e atividades em posição de costas); abdominais (não intenso, focado no músculo do transverso do abdômen, evitando a evisceração e freqüência de lombalgia). Há algumas atividades proibidas, sobretudo às gestantes sedentárias. A maioria é de alto impacto, exige torções do tronco e do quadril, sobrecarrega joelhos e coluna e/ou força demais o músculo abdominal, tais como: ginástica aeróbica de alto impacto, artes marciais, lutas, patinação, esqui aquático, mergulho com equipamento, equitação, hipismo, esportes competitivos (voleibol, handebol, futebol...).

Seja qual for a atividade física praticada, o mais importante é que ela seja recomendada, avaliada e acompanhada pelo seu médico obstreta. 




Ginástica para Gestantes

A ginástica pode trazer vários benefícios durante a gravidez, uma vez que prepara o corpo para as mudanças que ocorrem durante o período da gestação. Com ela, é possível ajudar a reduzir o tempo de trabalho de parto e o de recuperação pós-parto, e também diminuir o risco de diversas doenças. Antes de decidir por qual atividade fazer, é imprescindível levar em consideração se, antes de engravidar, a mulher era sedentária ou ativa. No último caso, e dependendo do tipo de atividade já praticada, deve-se diminuir o ritmo, a freqüência e o tempo à medida que a gravidez evolui.
A prática da ginástica em gestantes deve ocorrer nos horários mais frescos do dia, vestindo roupas leves e confortáveis e evitando dias que o tempo estiver quente e úmido. É indispensável o consumo de bastante água, mesmo não sentindo sede, pois as grávidas têm mais probabilidade de desidratação. (BOB; BURKE; PEARL, 1996) (RAMOS, 1999)

Circuit Training

Criado em 1953 por Morgan e Adamson na Universidade de Leeds na Inglaterra a fim de permitir o treino em recinto fechado durante o inverno. 
Circuit training é uma excelente forma de melhorar o condicionamento físico e melhorar também a resistência muscular. Este tipo de exercício é super indicado para auxiliar no emagrecimento e condicionamento cardiovascular. Proporciona uma boa base de exercícios trabalhando todo o corpo, e pode ser feito em ritmos diferentes, dependendo do condicionamento e nível de fitness dos participantes. Existem vários tipos de circuit training e cada academia pode ter um estilo diferente dependendo da preferência do treinador.
Possui uma série de vantagens: economia de tempo; resultados a curto prazo; altamente motivador; fácil aplicação de sobrecarga; permite um controle fisiológico; fácil de organizar, aplicar e controlar o treinamento; permite o treino mesmo em condições climáticas desfavoráveis.