domingo, 8 de maio de 2011

Exercícios e Saúde

Algumas dicas:

- Obesidade: a principal razão do excesso de peso para a maioria das pessoas não é comer em excesso, e sim a falta de atividades físicas.
- Artrite: atividades físicas praticadas regularmente ajudam a manter as juntas flexíveis e a preservar a força muscular, além de proteger as articulações de outras formas de estresse.
- Lombalgias: dos pacientes que se queixam de dor nas costas, só 1% é necessário cirurgia, os demais podem tratar-se através de atividades físicas.
- Câncer: a atividade física regular pode reduzir o risco de surgimento de câncer de mama em mulheres pré-menopáusicas em até 60%. Homens fisicamente em bom estado de saúde morrem 4x menos e as mulheres 16x menos de câncer, do que sem condicionamento físico.
- Pressão alta: exercícios regulares ajudam a reduzir a pressão arterial sistêmica. 
- Colesterol elevado: exercícios regulares reduzem o colesterol LDL prejudicial e aumentam o HDL, que é benéfico.
- Estresse: as pessoas que fazem atividades físicas tem mais facilidade de relaxar e capazes de descontrair quando em situação difícil. Fazer exercícios em uma academia, pode fornecer momentos de uma interação social descontraída e de incentivo, aliviando assim, a sensação de isolamento que tantas vezes acompanha o estresse.
Em geral, fazer atividades físicas é uma poderosa estratégia "antidoenças", contribuindo assim para uma perspectiva de vida mais otimista. Um bom programa de exercícios implicará em um melhor estilo de vida, que é um dos melhores modos para se minimizar o risco de doenças.
"Quando você não tem tempo suficiente para uma sessão completa de exercícios, vários turnos mais curtos são melhores do que nada."  ( ANDERSON; BURKE, PEARL, 1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário