sábado, 14 de maio de 2011

MULHERES E ATIVIDADE FÍSICA

Com o passar dos tempos a mulher vem procurando e conquistando espaço dentro da sociedade; e em paralelo a essa mudança de comportamento, as mulheres vêm se envolvendo cada vez mais com a prática desportiva, em busca de inúmeros objetivos, dentre eles: melhora da forma corporal (estética), prevenção de doenças hipocinéticas (falta de movimento) e descarga emocional.
Ao mesmo tempo, vários mitos e tabus, que envolviam o sistema de exercícios, foram desfeitos. Como ver mulheres em salas de musculação, até há pouco tempo atrás isso era coisa apenas de homem. Outro esporte que também parecia ser só de homens e atualmente é bastante procurado por mulheres, é o boxe, dentre outros. Enfim, a mulher ganha destaque.
É a partir disso, que vários pesquisadores encontraram diferenças no treinamento entre os sexos, e o porque das diferenças de resultados, tanto no campo da composição corporal, quanto no campo da "perfomance" desportiva. É de grande valia um profissional de Educação Física conhecer e compreender essas diferenças.
Uma das diferenças que difere o treinamento dos homens dos das mulheres, é o aspecto cultural. Na prática da musculação, as mulheres não querem trabalhar os membros superiores com o medo de ficarem com aspecto masculino, preferindo malhar apenas os membros inferiores, ou de não quererem hipertrofiar, apenas ficar mais "durinha"; enrijecer: nada mais é que diminuir o percentual de gordura, e ao mesmo tempo, hipertrofiar ("encher" o músculo de proteína contrátil). 
A mulher, quando submetida a um treinamento adequado, experimenta bons resultados e melhora na qualidade de vida.  ( RAMOS, l999)

07

Nenhum comentário:

Postar um comentário