domingo, 29 de maio de 2011

A atividade física do JUMP

Entre os dias 17 a 25 de maio de 2011, levantamos uma pesquisa sobre os benefícios do Jump entre os praticantes dessa atividade física de academia. Onde foi elaborado duas perguntas para análise:
1- Qual motivo levou você a praticar a atividade física do Jump?
2 - A atividade física do Jump já lhe trouxe algum benefício?
Sendo que dos 33 praticantes de duas academias de Blumenau-SC (A.B. e A.I.H.), 15 responderam as perguntas, chegando a conclusão que 93% tiveram algum benefício com essa atividade física, onde 60% adquiriram mais resistência, 33% perda de medidas e emagrecimento e 7% demais benefícios. A grande maioria prática  o Jump pela saúde, em seguida estética e alguns por prazer.


Uma aula de Muay Thai

Observamos uma aula de Muay Thai com duração de 01 (uma) hora, com 15 alunos de ambos os sexos e diversas idades. O professor J.C. inicia a aula com aquecimento de 20 minutos; com séries de abdominais, ginástica aeróbica (polichinelos, corridas, trotes...) e alongamento dos membros inferiores, para fortalecimento das regiões do corpo mais passíveis de golpes.





 Em seguida segue a aula com os alunos em duplas praticando golpes, como: chutes, joelhadas, socos e cotoveladas. Uma aula em forma de treinamento, onde o aluno não aprende só a dar golpes como também a recebê-los. "O Muay Thai é uma técnica eficiente porque é dinâmica, durante sua prática a defesa de um golpe é um novo ataque ou uma defesa seguida de um ataque seguidamente" (J.C., 2011). Os últimos 05 minutos da aula são com golpes no saco de areia para volta à calma. Uma observação ao professor J.C. deveria dividir os alunos por nível de condicionamento:  iniciantes, intermediários e avançados. O Muay Thai desenvolve as capacidades físicas de resistência, agilidade, coordenação motora e flexibilidade. 

domingo, 22 de maio de 2011

MUAY THAI = Arte Livre

É uma luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. Arte marcial com mais de dois mil anos de existência, foi criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obtenção de uma boa saúde. Conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, e no Brasil como Boxe Tailandês.
É a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + duas 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente. Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta através do nocaute (KO). As combinações de golpes são certeiras.
O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.

Confederação Brasileira de Muay Thai (2011)

sábado, 14 de maio de 2011

MULHERES E ATIVIDADE FÍSICA

Com o passar dos tempos a mulher vem procurando e conquistando espaço dentro da sociedade; e em paralelo a essa mudança de comportamento, as mulheres vêm se envolvendo cada vez mais com a prática desportiva, em busca de inúmeros objetivos, dentre eles: melhora da forma corporal (estética), prevenção de doenças hipocinéticas (falta de movimento) e descarga emocional.
Ao mesmo tempo, vários mitos e tabus, que envolviam o sistema de exercícios, foram desfeitos. Como ver mulheres em salas de musculação, até há pouco tempo atrás isso era coisa apenas de homem. Outro esporte que também parecia ser só de homens e atualmente é bastante procurado por mulheres, é o boxe, dentre outros. Enfim, a mulher ganha destaque.
É a partir disso, que vários pesquisadores encontraram diferenças no treinamento entre os sexos, e o porque das diferenças de resultados, tanto no campo da composição corporal, quanto no campo da "perfomance" desportiva. É de grande valia um profissional de Educação Física conhecer e compreender essas diferenças.
Uma das diferenças que difere o treinamento dos homens dos das mulheres, é o aspecto cultural. Na prática da musculação, as mulheres não querem trabalhar os membros superiores com o medo de ficarem com aspecto masculino, preferindo malhar apenas os membros inferiores, ou de não quererem hipertrofiar, apenas ficar mais "durinha"; enrijecer: nada mais é que diminuir o percentual de gordura, e ao mesmo tempo, hipertrofiar ("encher" o músculo de proteína contrátil). 
A mulher, quando submetida a um treinamento adequado, experimenta bons resultados e melhora na qualidade de vida.  ( RAMOS, l999)

07

domingo, 8 de maio de 2011

Exercícios e Saúde

Algumas dicas:

- Obesidade: a principal razão do excesso de peso para a maioria das pessoas não é comer em excesso, e sim a falta de atividades físicas.
- Artrite: atividades físicas praticadas regularmente ajudam a manter as juntas flexíveis e a preservar a força muscular, além de proteger as articulações de outras formas de estresse.
- Lombalgias: dos pacientes que se queixam de dor nas costas, só 1% é necessário cirurgia, os demais podem tratar-se através de atividades físicas.
- Câncer: a atividade física regular pode reduzir o risco de surgimento de câncer de mama em mulheres pré-menopáusicas em até 60%. Homens fisicamente em bom estado de saúde morrem 4x menos e as mulheres 16x menos de câncer, do que sem condicionamento físico.
- Pressão alta: exercícios regulares ajudam a reduzir a pressão arterial sistêmica. 
- Colesterol elevado: exercícios regulares reduzem o colesterol LDL prejudicial e aumentam o HDL, que é benéfico.
- Estresse: as pessoas que fazem atividades físicas tem mais facilidade de relaxar e capazes de descontrair quando em situação difícil. Fazer exercícios em uma academia, pode fornecer momentos de uma interação social descontraída e de incentivo, aliviando assim, a sensação de isolamento que tantas vezes acompanha o estresse.
Em geral, fazer atividades físicas é uma poderosa estratégia "antidoenças", contribuindo assim para uma perspectiva de vida mais otimista. Um bom programa de exercícios implicará em um melhor estilo de vida, que é um dos melhores modos para se minimizar o risco de doenças.
"Quando você não tem tempo suficiente para uma sessão completa de exercícios, vários turnos mais curtos são melhores do que nada."  ( ANDERSON; BURKE, PEARL, 1996)

Como desenvolver um coração mais forte

Em geral, as pessoas não pensam no coração como um músculo; é comum que não saibam que esse órgão pode ficar maior e mais forte, como acontece com os outros músculos. Todos os músculos reagem a um treinamento progressivo para aumento de resistência e vigor, no decorrer do qual vão sendo gradualmente aumentadas as exigências feitas aos músculos.
O tipo certo de treinamento fará as fibras musculares do coração se tornarem mais grossas e fortes, resultando num coração com maior massa muscular. Quanto maior vai ficando o músculo cardíaco, mais sangue bombeará por batimento (embora neste caso, os resultados aconteçam fora do alcance dos olhos). 
Exercícios aeróbicos regulares produzem um músculo cardíaco maior e mais forte, que bombeia sangue com mais eficiência. E, embora a prática de exercícios faça seu coração bater mais depressa, ele baterá mais devagar quando você estiver descansando. E, se você se exercitar com regularidade, outras partes de seu corpo irão tornar-se mais eficientes em extrair oxigênio do sangue, reduzindo então ainda mais o trabalho de seu coração no período de repouso.
Mais, nada disso, acontece da noite para o dia, leva tempo, como todos os outros músculos, o coração também leva tempo para crescer e fortificar. Você precisará exercitar-se por um período extenso de tempo: 20 minutos por dia de 03 ou mais vezes por semana, e depois de algumas semanas você sentirá mudanças significativas. ( ANDERSON; BURKE; PEARL, 1996)

sábado, 7 de maio de 2011

Uma aula de JUMP - Análise

No dia 11 de abril de 2011, analisamos uma aula de jump de 45 minutos com aproximadamente 6 alunas do sexo feminino e idades variadas. A profissional de Educação Fisíca R. da Academia Quality Body inicia a aula com aquecimento dos membros inferiores, levando em torno de 3 a 5 minutos. Após o aquecimento ela inicia a aula com a  parte principal com vários ritmos de músicas e com habilidades em cima do mini-trampolim conforme o ritmo da música, parando para as alunas beberem água e dando continuidade mudando as músicas e suas habilidades. No final de sua aula a profissional R. aplica a volta à calma ainda utilizando o mini-trampolim com uma música relaxante, levando em torno de uns 15 minutos, alongando os membros inferiores e também superiores com mais traquilidade.
É uma aula animada porém com algumas dificuldades, observa-se que não foi muito bem aplicada.
Desenvolvendo coordenação, ritmos, agilidade, equilíbrio e resitência.

JUMP

O ancestral do Jump brasileiro é o conhecido trampolim acrobático, cujos primeiros registros técnicos foram feitos em 1911. Em 1938, foi criado um protótipo de menor tamanho, denominado mini-trampolim, com o propósito de popularizar a atividade e torná-la viável para todos.
É uma aula divertida e eficaz, que enrijece as pernas e bumbum, combate o estresse, queima muitas calorias (cerca de 400 a 900 calorias em 1 hora de atividade) e melhora o condicionamento cardio respiratório. Onde se executa uma coreografia com muitos saltos diferentes, movimentos de corrida e outros, numa seqüência muito dinâmica. A aula é segura e o impacto nas articulações e coluna é mínimo (este equipamento amortece cerca de 87% do impacto), o que dificilmente causa lesões. O Jump pode ser realizado por pessoas de vários níveis de condicionamento (de iniciantes a avançados), basta mudar a intensidade dos exercícios.
Cuidados a serem tomados ao praticar o Jump:



* O equipamento deve ser usado por uma pessoa por vez.
* Não pise nas bordas.
* Recomenda-se alimentação leve no mínimo uma hora antes das aulas.
* Faça alongamentos antes e depois dos exercícios.
* É contra indicado a mulheres grávidas, instabilidade articular e labirintite não medicada.

Benefícios para quem pratica o Jump:
* Drenagem linfática natural (diminuíção da celulite).
* Lubrificação articular.
* Melhor nutrição celular.
* Melhor irrigação dos discos vertebrais (coluna).
* 25% a mais de força na musculatura.

"O ato de 'saltar' e a sensação de 'flutuar' aumentam a estimulação de endorfinas e outros neurotransmissores que causarão um bem estar geral"



(EDU COSTA - JOPEF, 2011)