sábado, 23 de abril de 2011

Atividades Físicas - uma droga poderosa!!!

Porque uma semana de atividades físicas é capaz de neutralizar seu estresse?
A resposta está diretamente ligada a uma substância chamada endorfina. As atividades físicas tem o mesmo efeito similar a uma droga poderosa sobre o nosso estado emocional. Endorfina quer dizer "morfina" interna.
As mudanças psicológicas ocorridas no corpo, particularmente no cérebro, podem nos fazer sentir eufóricos quando nos exercitamos ou ansiosos deprimidos, quando somos sedentários. 
Entretanto, ela não é a única responsável , há outros quatro fatores: aumento da temperatura corporal (dando uma sensação de relaxamento), monoaminas ( neurotransmissores que representam entusiasmo, dinamismo, estímulos aos músculos...), mudanças na própria camada exterior do cérebro (que refletem a sensação de bem-estar) e a liberação de hormônios (que aumentam o ritmo respiratório). Porém esses fatores não diminuem o papel da endorfina no organismo, além dela lhe trazer alegria durante a atividade física, também regula a pressão sanguínea e podem ter um efeito no apetite e no hábito de comer.

"Os exercícios podem produzir remédios internos e naturais contra a depressão"(CASTRO, 1999, p. 28, grifo do autor)

Após algumas semanas de prática de atividades físicas as melhoras psicológicas são aparentemente perceptíveis., alívio da ansiedade, relaxamento, auto-estima ampliada. Diante dessas reações, mesmo pessoas sofrendo de depressão clínica, levaram alguns especialistas a chamarem as atividades físicas de "anti-depressivos da natureza". Porém as atividades físicas em excesso, são como uma overdose no organismo, levando a resultados adversos.
Se todos aderissem a rotina de se exercitar, certamente, haveria menos estresse, riscos de doenças cardíacas, osteoporose, depressão e outras.
(CASTRO, 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário