sábado, 9 de abril de 2011

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

      Sabemos que são inúmeros benefícios que a prática de alguma atividade física traz ao ser humano. Porém reforçaremos isso; substitui gordura por músculo, reverte a perda de massa óssea, aumenta a força e a energia, melhora o equilíbrio e a flexibilidade, entre outros.
1. Fortalecendo os músculos
Mais músculo significa menos gordura. As pessoas que praticam qualquer tipo de levantamento de peso, em especial a musculação, constata-se que o peso não diminui e em alguns casos até aumenta, porém elas estão mais magras, a gordura do corpo se torna em músculos.
2. Desenvolvem a massa óssea
O impacto físico estimula a formação dos ossos. É por isso que caminhar é melhor do que nadar, quando você flutua na água, você mal toca o chão, mais quando você caminha, está em contato com o solo. O atrito dos músculos com os ossos funciona da mesma maneira. Previnindo assim a osteoporose, que não é nada menos que a perda de massa óssea.
3. Mantendo o equilíbrio 
Sabemos que as pessoas fisicamente ativas geralmente caem menos, e que caminhar e praticar atividades aeróbicas melhoram a coordenação e mantêm o equilíbrio. O Ioga, o Tai Chi e atividades semelhantes melhoram tanto o equilíbrio quanto a coordenação, a postura e a flexibilidade.  
(NELSON; WERNICK, 1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário