segunda-feira, 18 de abril de 2011

CUIDADOS AO PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS

A atividade física regular é divertida e saudável, e um número cada vez maior de pessoas está começando a se tornar mais ativo a cada dia. Entretanto, deve-se tomar certos cuidados ao se exercitar, você não apenas evitará problemas, mais também se exercitará com mais eficácia. 
A primeira delas é essencial: procurar um médico antes de começar qualquer atividade física, fazendo os exames solicitados.
Beba bastante líquido, em especial na prática de exercícios aeróbicos, é prudente beber algum líquido antes de começar e manter uma bebida ao alcance da mão para que você não tenha que sair do local dos exercícios se sentir sede. O que beber? Água é excelente, mas caso não lhe agrade, você pode beber uma bebiba própria para atividades esportivas, no entanto, isso não é necessário.
Exercite-se entre as refeições, o ideal é que você não esteja nem faminta nem cheia demais quando fazer os exercícios, se você estiver com muita fome, pode ficar tonta e se for logo após uma refeição pesada, grande parte do sangue vai para o aparelho digestivo, melhor aguardar uma ou duas horas para começar.
Comece sempre com um aquecimento, para adequar seu organismo para um esforço mais intenso, evitando assim súbitas alterações fisiológicas.
Mantenha sempre uma boa postura, a medida que você for aprendendo cada exercício, faça o possível para que sua postura corresponda com a execução correta, ajudando assim, a evitar a tensão e distensão muscular.
Respire sempre, você talvez pense que não precisa que a lembrem de respirar, mas, acredite, a maioria das pessoas esquece de respirar.
Tire o dia de folga se estiver cansada demais ou não estiver se sentindo bem, você não vai perder nada se deixar de fazer execícios de vez em quando; e nada vai ganhar quando estiver exausta ou doente e impossibilitada de ter seu melhor desempenho.
(NELSON; WERNICK, 1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário